quinta-feira, 5 de março de 2020

Residencia Multiprofissional em Urgência e Emergência 2020 Serviço Social



Resultado de imagem para equipe de saúde


Nesta data, foi realizada a primeira aula do programa de Residência Multiprofissional da Secretaria da Saúde do município de São Paulo, no ambiente educacional da Universidade de Santo Amaro - UNISA.

Docente: Profa. Dra. Marlene AtaídeTema: História Social do Território Hospitalar - Eixo especifico : Serviço Social (Adulto).

Arlindo Cruz  ♫ Meu Lugar ♫

O meu lugar é caminho de Ogum e Iansã
Lá tem samba até de manhã
Uma ginga em cada andar
O meu lugar
É cercado de luta e suor
Esperança num mundo melhor
E cerveja pra comemorar

Resultado de imagem para território rico e pobre contraste

A discussão sobre o conceito de território abordou a noção social dos espaços geográficos que compõe a cotidianidade de nossas vidas. Local onde criamos a nossa identidade, construímos laços afetivos e levamos a nossa vida adiante, este espaço é construído através de transformações realizadas pelo homem em sua relação de sociedade e espaço.

O território representa muito mais do que o espaço geográfico. Assim, o município pode ser considerado um território, mas com múltiplos espaços intraurbanos que expressam diferentes arranjos e configurações socioterritoriais. Os territórios são espaços de vida, de relações, de trocas, de construção e desconstrução de vínculos cotidianos, de disputas, contradições e conflitos, de expectativas e de sonhos, que revelam os significados atribuídos pelos diferentes sujeitos (BRASIL, 2008, p. 54).

Ao realizar correlação ao espaço hospitalar, entendemos que esta instituição está inserida em um território, dotado de determinadas demandas de saúde e consequentemente sociais. Então fica explicito a importância de se estudar o território social hospitalar, a fim de identificar as particularidades apresentadas no cotidiano do serviço saúde, com intuito de  prestar uma atenção qualificada às demandas da população que compõe as adjacências. 


Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. CapacitaSuas SUAS: configurando os eixos de mudança. Brasília: Instituto de Estudos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. v. 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário