Controle de Qualidade relacionados a Assistência - Grupo C
- Juliana Alves da Silva
- Karla Azevedo da Mata
- Natali Portela Araújo
- Renan Andrade Martini
- Rodrigo Souza Pinheiro da Costa
- Rosana Sheila Muccillo
- Sara Karoline Rodrigues de Sousa.
- Silmara Brito dos Santos
Etapa III – Finalização e Resolução
A
motivação deve ser entendida como uma forma de avaliar a saúde mental do
profissional de saúde. A Organização Mundial da
Saúde (OMS), em uso de suas atribuições, constituiu um guia para orientar cuidados
a saúde mental de diversos grupos, incluindo profissionais de saúde. Para os
trabalhadores da saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício, acrescido
do risco de adoecer, provocam severos problemas de saúde mental, aumentando os
riscos de desenvolver a síndrome de burnout, ansiedade e depressão¹.
A
gestão de pessoas é indeterminada e mostra relações entre as situações,
dependendo de vários aspectos como a estrutura organizacional, a cultura que
existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio
da empresa, nesse sentido o autor explica que a Gestão de Pessoas deve tratar
os funcionários como uma das partes fundamentais da empresa, pois são eles que
disponibilizam de seus conhecimentos e habilidades para as decisões e ações a
serem tomadas, dinamizando a organização².
A
motivação não se trata de novos truques ou técnicas superficiais que podem ser
usados para manipular os seres humanos. Trata-se, de um conjunto básico de
valores sendo claramente confrontados por outro sistema de valores mais
moderno, eficiente e verdadeiro, onde as consequências inovadoras da descoberta
de que a natureza humana tem sido realmente desvalorizada, compreende-se que a
desvalorização dos funcionários contribui com sua insatisfação, gerando
conflitos e indisposição na execução das tarefas a serem realizadas gerando
desconforto³.
Palestras motivacionais
são eficazes já que proporcionam um ambiente acolhedor e atinge a autoestima
dos profissionais envolvidos. Podem ser ministradas por colegas da equipe, que
desejam compartilhar suas experiências, bem como, por terceiros. A proposta do
grupo baseia-se em:
·
Proposta de reunião trimestral com a gestão ou com chefia imediata para
levar as problemáticas levantadas que causam desmotivação e propor soluções;
·
Palestras motivacionais ministradas por colegas de trabalho,
compartilhando suas experiências;
·
Entrega de folder contendo frases motivacionais criadas pelos
profissionais de saúde, da instituição.
As vantagens encontradas
nesse plano de ação é o fortalecimento da equipe, como um todo, apreciação pelo
trabalho do colega. A desvantagens seria o custo com a elaboração do folder.
Considerações finais
Enfermagem
Diante do déficit de
desmotivação discorrido no presente trabalho, julgamos que a elaboração do
folder é uma iniciativa dentre inúmeras possibilidades, que levará aos
profissionais a atenção e valorização que cada ser humano necessita em sua jornada.
No ambiente de um serviço de saúde, com grande fluxo de pessoas ou em um
contingente grande de profissionais de enfermagem (principalmente em hospitais)
é fácil sentir-se só mais um dentre a multidão, todavia oferecer a oportunidade
de reflexão e recordação da importância singular do seu trabalho na assistência
à saúde, poderá gerar sentimentos satisfatórios nos profissionais de enfermagem
assim como nos outros profissionais. Do mesmo modo, o impacto alcançara os
profissionais recém-chegados ao serviço de saúde, que ao enfrentarem uma
situação de pandemia somado ao novo cotidiano, poderão sentir-se acolhidos e
motivados no desempenho de suas funções. Ademais, o folder caracteriza-se como
uma via para a motivação profissional, gerando ganhos no desempenho e
engajamento dos profissionais e, consequentemente, melhorando a qualidade da
assistência à saúde.
Farmácia
A ideia do folder é
trazer ao funcionário o acolhimento e fazer com que se sintam bem no novo
ambiente, e que estes profissionais que estão chegando tenham um norte a seguir
na mais nova jornada, que agora está sendo iniciado, trazendo a ideia de que
estes possam trabalhar mais empenhados, e este cenário refletirá positivamente
de forma direta nos resultados.
Fisioterapia
Não importa a área, um
profissional motivado em seu ambiente de trabalho traz benefícios em ambos os
sentidos. Na fisioterapia, esse profissional vai estar mais disposto a lidar
com os seus compromissos, até mesmo em aprender mais ainda algo que goste. Manter-se
atualizado nos cursos como, por exemplo, em ventilação mecânica que é dos
maiores desafios dentro de uma unidade de terapia intensiva para que assim, o
paciente tenha menos complicações e consiga um desmame ventilatório adequado
para ele e tenha uma boa reabilitação de forma geral.
Psicologia
O funcionário motivado
causa grandes e profundas mudanças no local em que trabalha, pois este irá
propor estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e, assim, propiciará um
ambiente que permita aos outros funcionários a continuar a efetivar o trabalho
com dedicação e motivação.
Serviço Social
Durante
o desenvolvimento do presente projeto, foi possível estimular rico processo de
aprendizagem frente às possibilidades de discussão e reflexão advindas de múltiplos
saberes de uma equipe multiprofissional, na busca pelo entendimento acerca da
problemática da Qualidade de Assistência.
Dentro
da ótica do Serviço Social, identificamos o impacto da gestão de recursos
humanos em saúde na qualidade de assistência prestada em um serviço de saúde.
Frente
desvalorização e desmotivação dos profissionais de saúde há o entendimento que
os desafios impostos no cotidiano, nos levam a um resgate constante de uma
motivação/direção proposta pelo projeto ético político que orienta o exercício
profissional dos assistentes sociais.
Compromisso com a qualidade na prestação dos serviços,
competência profissional e articulação com outros profissionais e
trabalhadores;
[...]
Articulação com os movimentos de outras categorias
profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral
dos/as trabalhadores/as;
[..]
Articulação com os movimentos de outras categorias
profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral
dos/as trabalhadores/as⁴.
Em
suma entendemos que uma gestão voltada à humanização de atendimento e plano de
carreiras pode valorizar e motivar os profissionais da saúde seja de um serviço
público ou privado, a trabalharem um prol do atendimento de 1ª linha e não
somente a atender estatísticas.
Tratando-se
da manutenção de saúde, temos que prezar pela saúde dos profissionais também,
com ênfase na saúde mental, para isto uma gestão de recursos humanos em saúde
tem que prezar pelo bem-estar de seus funcionários, para gerar reflexo na
qualidade a assistência.
O
Humaniza SUS, aponta alguns problemas enfrentados por trabalhadores na Política
Pública de Saúde e os impactos no cotidiano de atendimento aos usuários:
“[...] a desvalorização dos trabalhadores de saúde, a
expressiva precarização das relações de trabalho o baixo investimento num
processo de educação permanente desses trabalhadores, a pouca participação na
gestão dos serviços e o frágil vínculo com os usuários⁵.
Planos
de carreira são essenciais a fim de estimular a competição saudável entre os
funcionários, a humanização é primordial para sensibilizar estes profissionais
a prestarem um trabalho ético.
Podemos
sugerir com base no Art. 5º do Código de ética do Serviço Social, a contribuição
para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões
institucionais, para estimular o diálogo e feedback dos usuários do serviço
quanto a qualidade de assistência fornecida em atendimentos⁶.
Faz-se
necessário uma gestão humanizada dos recursos humanos em saúde, para assim
estimularmos a valorização de cada categoria profissional que compõe as equipes
de saúde, impactando diretamente na qualidade de assistência.
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