quarta-feira, 27 de maio de 2020


Controle de Qualidade relacionados a Assistência - Grupo C
- Juliana Alves da Silva
- Karla Azevedo da Mata
- Natali Portela Araújo
- Renan Andrade Martini
- Rodrigo Souza Pinheiro da Costa
- Rosana Sheila Muccillo
- Sara Karoline Rodrigues de Sousa.
- Silmara Brito dos Santos

Etapa III – Finalização e Resolução

A motivação deve ser entendida como uma forma de avaliar a saúde mental do profissional de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em uso de suas atribuições, constituiu um guia para orientar cuidados a saúde mental de diversos grupos, incluindo profissionais de saúde. Para os trabalhadores da saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício, acrescido do risco de adoecer, provocam severos problemas de saúde mental, aumentando os riscos de desenvolver a síndrome de burnout, ansiedade e depressão¹.
A gestão de pessoas é indeterminada e mostra relações entre as situações, dependendo de vários aspectos como a estrutura organizacional, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, nesse sentido o autor explica que a Gestão de Pessoas deve tratar os funcionários como uma das partes fundamentais da empresa, pois são eles que disponibilizam de seus conhecimentos e habilidades para as decisões e ações a serem tomadas, dinamizando a organização².
A motivação não se trata de novos truques ou técnicas superficiais que podem ser usados para manipular os seres humanos. Trata-se, de um conjunto básico de valores sendo claramente confrontados por outro sistema de valores mais moderno, eficiente e verdadeiro, onde as consequências inovadoras da descoberta de que a natureza humana tem sido realmente desvalorizada, compreende-se que a desvalorização dos funcionários contribui com sua insatisfação, gerando conflitos e indisposição na execução das tarefas a serem realizadas gerando desconforto³.
Palestras motivacionais são eficazes já que proporcionam um ambiente acolhedor e atinge a autoestima dos profissionais envolvidos. Podem ser ministradas por colegas da equipe, que desejam compartilhar suas experiências, bem como, por terceiros. A proposta do grupo baseia-se em:
·         Proposta de reunião trimestral com a gestão ou com chefia imediata para levar as problemáticas levantadas que causam desmotivação e propor soluções;
·         Palestras motivacionais ministradas por colegas de trabalho, compartilhando suas experiências;
·         Entrega de folder contendo frases motivacionais criadas pelos profissionais de saúde, da instituição.

As vantagens encontradas nesse plano de ação é o fortalecimento da equipe, como um todo, apreciação pelo trabalho do colega. A desvantagens seria o custo com a elaboração do folder.

Considerações finais

Enfermagem
Diante do déficit de desmotivação discorrido no presente trabalho, julgamos que a elaboração do folder é uma iniciativa dentre inúmeras possibilidades, que levará aos profissionais a atenção e valorização que cada ser humano necessita em sua jornada. No ambiente de um serviço de saúde, com grande fluxo de pessoas ou em um contingente grande de profissionais de enfermagem (principalmente em hospitais) é fácil sentir-se só mais um dentre a multidão, todavia oferecer a oportunidade de reflexão e recordação da importância singular do seu trabalho na assistência à saúde, poderá gerar sentimentos satisfatórios nos profissionais de enfermagem assim como nos outros profissionais. Do mesmo modo, o impacto alcançara os profissionais recém-chegados ao serviço de saúde, que ao enfrentarem uma situação de pandemia somado ao novo cotidiano, poderão sentir-se acolhidos e motivados no desempenho de suas funções. Ademais, o folder caracteriza-se como uma via para a motivação profissional, gerando ganhos no desempenho e engajamento dos profissionais e, consequentemente, melhorando a qualidade da assistência à saúde.

Farmácia
A ideia do folder é trazer ao funcionário o acolhimento e fazer com que se sintam bem no novo ambiente, e que estes profissionais que estão chegando tenham um norte a seguir na mais nova jornada, que agora está sendo iniciado, trazendo a ideia de que estes possam trabalhar mais empenhados, e este cenário refletirá positivamente de forma direta nos resultados.

Fisioterapia
Não importa a área, um profissional motivado em seu ambiente de trabalho traz benefícios em ambos os sentidos. Na fisioterapia, esse profissional vai estar mais disposto a lidar com os seus compromissos, até mesmo em aprender mais ainda algo que goste. Manter-se atualizado nos cursos como, por exemplo, em ventilação mecânica que é dos maiores desafios dentro de uma unidade de terapia intensiva para que assim, o paciente tenha menos complicações e consiga um desmame ventilatório adequado para ele e tenha uma boa reabilitação de forma geral.

Psicologia
O funcionário motivado causa grandes e profundas mudanças no local em que trabalha, pois este irá propor estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e, assim, propiciará um ambiente que permita aos outros funcionários a continuar a efetivar o trabalho com dedicação e motivação.

Serviço Social
Durante o desenvolvimento do presente projeto, foi possível estimular rico processo de aprendizagem frente às possibilidades de discussão e reflexão advindas de múltiplos saberes de uma equipe multiprofissional, na busca pelo entendimento acerca da problemática da Qualidade de Assistência.
Dentro da ótica do Serviço Social, identificamos o impacto da gestão de recursos humanos em saúde na qualidade de assistência prestada em um serviço de saúde.
Frente desvalorização e desmotivação dos profissionais de saúde há o entendimento que os desafios impostos no cotidiano, nos levam a um resgate constante de uma motivação/direção proposta pelo projeto ético político que orienta o exercício profissional dos assistentes sociais.

Compromisso com a qualidade na prestação dos serviços, competência profissional e articulação com outros profissionais e trabalhadores;
[...]
Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as;
[..]
Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as.

Em suma entendemos que uma gestão voltada à humanização de atendimento e plano de carreiras pode valorizar e motivar os profissionais da saúde seja de um serviço público ou privado, a trabalharem um prol do atendimento de 1ª linha e não somente a atender estatísticas.
Tratando-se da manutenção de saúde, temos que prezar pela saúde dos profissionais também, com ênfase na saúde mental, para isto uma gestão de recursos humanos em saúde tem que prezar pelo bem-estar de seus funcionários, para gerar reflexo na qualidade a assistência.
O Humaniza SUS, aponta alguns problemas enfrentados por trabalhadores na Política Pública de Saúde e os impactos no cotidiano de atendimento aos usuários:
“[...] a desvalorização dos trabalhadores de saúde, a expressiva precarização das relações de trabalho o baixo investimento num processo de educação permanente desses trabalhadores, a pouca participação na gestão dos serviços e o frágil vínculo com os usuários.


Planos de carreira são essenciais a fim de estimular a competição saudável entre os funcionários, a humanização é primordial para sensibilizar estes profissionais a prestarem um trabalho ético.
Podemos sugerir com base no Art. 5º do Código de ética do Serviço Social, a contribuição para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais, para estimular o diálogo e feedback dos usuários do serviço quanto a qualidade de assistência fornecida em atendimentos.
Faz-se necessário uma gestão humanizada dos recursos humanos em saúde, para assim estimularmos a valorização de cada categoria profissional que compõe as equipes de saúde, impactando diretamente na qualidade de assistência.

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